quarta-feira, 21 de maio de 2014

Resenha: Bravura indômita (True grit) - 2010


Título: Bravura indômita
Título original: True grit
Direção: Joel Coen, Ethan Coen
Roteiro: Joel Coen, Ethan Coen
Adaptado do romance de Charles Portis
Elenco principal: Jeff Bridges, Matt Damon, Josh Brolin, Hailee Steinfeld
Duração: 110 minutos
Ano de lançamento: 2010
Classificação indicativa: 16 anos.

Na época do lançamento do filme em home vídeo, meados do primeiro semestre de 2011, eu havia assistido ao filme em dvd. Tinha altas expectativas, afinal, é um filme dos irmãos Coen. Vi e fiquei um pouco decepcionado. Três anos depois revisitei esse western. Agora em Blu-ray. E as primeiras impressões acabaram mudando.

Primeiramente gostaria de destacar a ótima qualidade de imagem do blu-ray da Paramount. O que valoriza (e muito) a fotografia Roger Deakins. Tons sóbrios, sem muita cor, mas que dão um ar diferente dos westerns típicos. Não sei se o filme chega a ser uma refilmagem do outro "Bravura indômita" de 1969 com John Wayne no papel de Rooster Cogburn, vi apenas algumas cenas dele. Ou é uma adaptação mais fiel do livro. Mas o que importa é que é um ótimo filme. Na primeira que assisti, fiquei um pouco perdido, sem entender um pouco o que estava acontecendo. Me pareceu simplesmente que a história foi jogada sem muita explicação. Personagens aparecendo e conversas que você não faz muita ideia sobre o que são. Coisa que acontece também em outro filme dos irmãos Coen: "Ajuste final". Porém, em uma segunda análise, tudo melhorou. O filme me pareceu mais sólido, o elenco mais afinado, a direção mais segura, o roteiro bem amarrado... Para mim ainda é um filme estranho. Tudo parece ocorrer com calma no filme, até mesmo as poucas cenas de ação. Não chega ser uma obra-prima do gênero, mas certamente é um grande filme, com um final um pouco amargo.

Nota: 4/5.

Nenhum comentário: